loader image

Tudo Sobre Blefaroplastia

Acompanhe tudo e fique atualizado.

Tudo Sobre Blefaroplastia

A região dos olhos é uma área muito importante do nosso rosto, por isso a procura pela blefaroplastia tem sido tão grande.

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras, além de reposicionar algumas estruturas importante dessa região, diminuindo a aparência cansada e envelhecida. Tanto das pálpebras superiores quanto das pálpebras inferiores.

O que é Blefaroplastia Estruturada?

Existem algumas alterações associadas aos excessos de pele e bolsas de gordura que podem ser detectadas e tratadas por nós especialistas nesse tipo de cirurgia (Cirurgia Plástica Ocular):

  • Microptose palpebral: posicionamento levemente abaixo da normalidade de uma ou ambas pálpebras superiores;
  • Flacidez ligamentar inferior: com a perda do “olhar amendoado”
  • Queda das Sobrancelhas / Supercílios

Nós, cirurgiões oculoplásticos, associamos outros procedimentos como a conjuntivomullerectomia para correção da microptose e a cantopexia para restabelecimento do “olhar amendoado”. Além de diferentes maneiras de abordagem das cirurgias da Sobrancelhas / Supercílios.

Como estes procedimentos associados fortalecem músculos e ligamentos, esculpem tecidos e apresentam suturas especiais, é definida como BLEFAROPLASTIA ESTRUTURADA.

Quando é indicado realizar a Blefaroplastia?

A blefaroplastia pode ser indicada para todos que tem incômodos em relação às suas pálpebras.

Muitas pessoas também se sentem incomodadas quando as pálpebras superiores acabam tocando os cílios ou sobrepondo o globo ocular. Ou em casos extremos quando há perda de campo visual e nessas situações há chances de o paciente ter dificuldades para enxergar normalmente.

Em todos esses casos, por exemplo, a cirurgia das pálpebras é uma ótima escolha

Para alguns pacientes a cirurgia é mais indicada:

  • Pacientes com excesso de flacidez nas pálpebras;
  • Pacientes com bolsa de gordura nas pálpebras superior e pálpebras inferiores;
  • Casos de ptose (queda da pálpebra);
  • Casos de pseudoptose palpebral (queda por excesso de pele);
  • Casos de remoção de xantelasma (acúmulo de colesterol na pele das pálpebras);

Qual a idade ideal para se realizar a Blefaroplastia?

Não existe uma idade ideal para se realizar a cirurgia das pálpebras. Logo que existem incômodos já podemos realizar esse tipo de procedimento. Pessoas bem jovens às vezes se incomodam com o aspecto das pálpebras, pois o formato do rosto predispõe a pele cair sobre os olhos e até mesmo tocar os cílios.

Então, se existe incômodo pode haver indicação de realizar a Blefaroplastia

Blefaroplastia das pálpebras superiores.

Na blefaroplastia superior são realizadas incisões na pele para retirar o excesso de pele e também no septo palpebral para retirar as bolsas de gordura em excesso dessa região. Após modelar o local com a retirada de pele, gordura ou ambos, ele sutura o local com um fio muito fino para que a cicatrização fique inaparente após alguns meses.

Blefaroplastia das pálpebras inferiores.

No caso da a blefaroplastia inferior interna, o cirurgião plástico ocular realiza uma incisão interna na conjuntiva e acessa as bolsas de gordura em excesso sem danificar o septo palpebral (muito importante para proteção dos olhos). Em seguida, remove-se o excesso de gordura para diminuir o abaulamento da região. Para finalizar, sem necessidade de sutura interna para fechar a incisão.

Quando necessário retirar excesso de pele realiza-se uma incisão próximo à linha dos cílios para isso, com sutura com fios muito finos para uma cicatrização adequada.

Quando indicado pode-se associar a Cantopexia lateral para devolver o “olhar amendoado” mais jovial

Quando indicado pode-se associar também a Elevação de Face Média para melhores resultados.

Como é feita a blefaroplastia?

Tanto na blefaroplastia superior quanto na inferior, podem ser realizadas anestesia local com sedação venosa ou anestesia geral (quando associamos mais procedimentos). Nesse caso a anestesia geral é para garantir maior controle do sangramento e maior conforto e segurança para o paciente.

A cirurgia pode durar de 45 minutos até duas horas e meia. Depende da quantidade de procedimentos em conjunto serão necessários para cada pessoa.

O paciente recebe alta no mesmo dia.

Caso o paciente tenha que realizar cirurgia nas pálpebras inferiores e superiores com associação de procedimentos, o médico é quem irá avaliar e explicar com detalhes os procedimentos e suas necessidades.

É possível que as duas sejam realizadas em conjunto, mas isso depende do quadro de cada paciente. Não existe um procedimento padrão para esses casos, já que é necessário avaliar o problema em cada uma das pálpebras e as condições clínicas de cada paciente.

Pós-operatório da blefaroplastia.

O pós-operatório da cirurgia nas pálpebras é bastante tranquilo na maior parte das vezes. Mas, pode incluir dores leves, equimoses (roxos) e inchaços na região periocular.

Contudo, esses sintomas são administráveis. Tanto as dores, com o uso de analgésicos simples, quanto as equimoses (roxos). E costumam melhorar muito em aproximadamente uma a duas semanas.

Alguns cuidados devem ser tomados durante esse período para uma melhor recuperação:

  • Utilizar compressas frias na região para diminuir o inchaço nos primeiros 3 a 4 dias;
  • Repouso durante pelo menos uma semana;
  • Utilizar óculos escuros diariamente por pelo menos 30 dias;
  • Evitar o uso de lentes de contato até liberação médica;
  • Higienizar o rosto todo e o local da cirurgia com água e sabonete neutro;
  • Evitar a exposição direta ao sol por pelo menos dois meses;
  • Evitar atividades físicas durante 15 a 30 dias;
  • Não retirar os pontos;
  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

Sua vida social provavelmente se restabelece em aproximadamente 7 a 10 dias (trabalhos que não exijam esforço físico constante).

Quanto tempo duram os resultados?

Os resultados da Blefaroplastia duram em torno de 8 a 12 anos, aproximadamente. Mas dependem muito dos cuidados e tratamentos de cuidado com a pele que os pacientes realizam ao longo do tempo, como Botox, Preenchimentos, Laser, Peelings e Home care com produtos próprios para a região dos olhos e faciais.

Além disso, os hábitos de vida também influenciam muito, como tabagismo, alimentação, exposição solar, uso de óculos de sol.

Riscos e complicações da Blefaroplastia.

A Blefaroplastia é um procedimento pouco invasivo. Entretanto, como toda cirurgia, pode apresentar riscos ao paciente. O mais indicado é sempre recorrer ao cirurgião no caso de qualquer situação anormal durante a recuperação.

A escolha de um profissional responsável, competente e especialista nesse tipo de cirurgia é uma medida que diminui a chance de complicações em qualquer cirurgia.

Confira algumas possíveis complicações após a blefaroplastia:

  • Dor intensa;
  • Inchaço excessivo;
  • Visão embaçada;
  • Sangramento ativo;
  • Hematomas;
  • Seroma (acúmulo de líquido no local);
  • Infecções;
  • Trombose;
  • Sensação de Olho seco;
  • Dificuldade de fechamento ocular nos primeiros dias

Resultados da Blefaroplastia.

Uma cirurgia plástica, normalmente, deixa equimoses (roxos) e inchaços na região operada. Isso é comum e a blefaroplastia não foge dessa regra. A expectativa é de que eles diminuam quase completamente após 10 – 15 dias. Entretanto, o resultado final de qualquer procedimento desse tipo costuma demorar um pouco mais.

Apesar de as mudanças serem visíveis logo em seguida da blefaroplastia, é preciso ter paciência. O resultado final, com a cicatrização completa, somente aparece após seis meses. Muitas pessoas ficam ansiosas, mas é preciso respeitar esse tempo.

O diálogo sincero entre o cirurgião e o paciente é um dos principais momentos no pré-operatório. É ele que determinará as expectativas do paciente.

Quanto mais específico o médico e o paciente forem um ao outro, mais ciente o paciente estará do resultado. Por isso é tão importante a escolha de um profissional que faça o paciente se sentir seguro e esclarecido sobre todas as etapas da cirurgia.

A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser muito bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande para o futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional

Escolha um médico especialista em Blefaroplastia.

Para isso, você pode seguir alguns passos e encontrar o melhor cirurgião para realizar o seu sonho: 

  • Encontre um cirurgião plástico com experiência comprovada em cirurgia palpebral; 
  • Verifique se ele possui um título de especialista e membro da SBCPO;

Procure pelo Dr. Mário Saad, médico especialista em cirurgia estética e reparadora das pálpebras, para realizar sua cirurgia e seus procedimentos. Além disso, com um médico de referência, você terá maior segurança na busca por um tratamento satisfatório.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
error: