A lipoenxertia facial é um método seguro de rejuvenescimento facial. Usando a gordura do próprio corpo é possível suavizar algumas linhas e rugas; remodelar e repor volumes perdidos no envelhecimento, melhorando a sustentação facial com efeitos de lifting, além dos efeitos adicionais de estímulo de colágeno para a pele
A grande vantagem deste procedimento é que não perturbará o equilíbrio do corpo e a certeza de que não causará qualquer tipo de reação alérgica, já que a gordura faz parte do nosso próprio organismo.
A Lipoenxertia facial é uma técnica muito bem estabelecida e aperfeiçoada no início dos anos de 1990, sendo bastante segura, previsível e altamente eficaz
Além disso, a gordura contém uma gama de células-tronco. Elas são capazes de levar à formação de novas células de tecido cutâneo e colágeno, proporcionando uma melhora da qualidade da pele da região facial onde recebeu o tratamento.
Como é o procedimento de Enxerto de Gordura Facial?
Em comum acordo com o paciente, o cirurgião irá retirar o tecido adiposo de uma área selecionada do corpo (pode ser interno de coxa, abdômen e flancos). Após o preparo adequado do tecido adiposo, a substância é enxertada na área desejada do rosto por meio de cânulas muito finas (microcânulas).
As regiões mais solicitadas são malar (maça do rosto, olheiras, queixo, mandíbula, “bigode chinês”, sulco de “marionete”, entre outros.
É fato que a lipoenxertia facial é uma das melhores técnicas para devolver o volume à face e até mesmo suavizar os aspectos de rugas profundas e cicatrizes.
O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação venosa ou anestesia geral quando associado a outras cirurgias, como à Blefaroplastia.
Resultados da Lipoenxertia Facial
Os resultados são perceptíveis logo após o tratamento e se tornam mais evidentes uma a duas semanas após a sessão, quando o inchaço já diminuiu. Os efeitos benéficos da lipoenxertia facial são:
- Rosto remodelado / Mais angulado
- Dobras e rugas preenchidas e amenizadas
- Melhoria da tensão e da firmeza da pele
- Correção de algumas assimetrias faciais
- Rejuvenescimento
Uma das vantagens do procedimento está no fato de 30% a 50% do volume implantado ser reabsorvido pelo o organismo e o restante, permanece por alguns anos. Ou seja, o preenchimento tem uma duração muito maior se feito com a própria gordura do paciente do que se for feito com ácido hialurônico, por exemplo.
Existem contraindicações?
Como todo procedimento médico, é sempre importante ficar atento à saúde do paciente. No caso do preenchimento facial, pessoas com diabetes, que fazem uso de anticoagulantes, portadores de alterações renais ou hepáticas devem evitar o procedimento.
É importante alertar também que são comuns, após o preenchimento facial, inchaços e equimoses (manchas arroxeadas na pele). Em casos mais raros pode acontecer infecção e o acúmulo de líquido na região em que foi realizado o procedimento.
Cuidados pós-operatórios da Lipoenxertia Facial.
No dia, logo após a lipoenxertia facial é importante evitar de massagear a região, tomar sol, exercícios físicos nos primeiros 15 dias. Importante também não usar maquiagem e não deitar e nem abaixar a cabeça nas próximas três horas após a aplicação.
O que é esperado após realizar a Lipoenxertia Facial?
Área doadora: equimose, edema, dolorimento por aproximadamente 24 horas.
Área receptora / tratada: equimose, hematomas, edema e dolorimento, mais importante nos primeiros dias após o procedimento, que vão diminuindo com o passar do tempo.
As áreas tratadas devem receber compressas frias para diminuir o edema gerado pela cirurgia várias vezes ao dia durante aproximadamente 10 minutos cada sessão.
O inchaço tende a aumentar até o terceiro e quarto dias após o procedimento e a partir de então começa a desinchar. Após uma semana ou 10 dias, aproximadamente, os pacientes se sentem confortáveis para retornarem à vida social normal.
Programe esse período de recuperação com cuidado.
As equimoses (“roxos”) podem ser escondidas com protetor solar ou maquiagem sem problemas.
Pedimos para retornar para as reavaliações entre 7 e 10 dias após e, novamente, após 2 a 3 meses após a cirurgia.
Nos primeiros 3 meses o inchaço ainda é visível e a aparência pode parecer exagerada. Isso ocorre pois o volume injetado é maior do que o que vai ficar no final, uma vez que, algumas células de gordura transplantadas não sobrevivem (em torno de 20 a 45%). Podemos avaliar o efeito final da cirurgia após 3 meses, serão realizadas novas fotografias e avaliadas pelo cirurgião junto com o paciente.
A decisão de submeter-se a um procedimento estético deve ser muito bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande para o futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional