A aparência cansada e envelhecida da face pode ficar ainda mais visível na região dos olhos. Aquele olhar “caído” e com excesso de pele afeta tanto a autoestima dos pacientes quanto a própria visão. Contudo, procedimentos cirúrgicos como a blefaroplastia – podendo ser superior, e/ou inferior – conferem o reposicionamento das pálpebras a fim de rejuvenescer a região e dar um “up” na aparência. Confira as dúvidas mais comuns sobre a cirurgia, que podem te ajudar na hora de optar pela melhora no aspecto das pálpebras.
Como é realizada a blefaroplastia?
A blefaroplastia, conhecida como cirurgia das pálpebras, é um procedimento que retira os excessos de pele e gordura das pálpebras, podendo ser realizada na região superior e inferior dos olhos. Desta forma, a técnica rejuvenesce o olhar.
Durante o procedimento, o médico delimita o local onde será feita a cirurgia, realizando os cortes para a retirada dos excessos. A cirurgia é feita com anestesia local e sedativo venoso ou geral, conforme a necessidade de cada paciente. Após o procedimento, são realizados pontos que auxiliam na cicatrização da pele, sem causar desconforto.
As cicatrizes da blefaroplastia são visíveis?
Na maioria dos casos, as cicatrizes são finas, em regiões da pálpebra onde há dobras, o que as deixa quase imperceptíveis. Contudo, os cuidados pós-cirurgia devem ser acompanhados pelo médico, a fim de evitar marcas indesejáveis, como queloide e cicatrizes hipertróficas, por exemplo.
Os olhos ficam inchados após o procedimento?
Um dos receios dos pacientes que optam pela cirurgia é o pós-operatório. Mas o processo irá variar de pessoa para pessoa, conforme a região tratada e a sensibilidade da pele. No caso do inchaço dos olhos, o edema costuma ser pior nos três primeiros dias após a cirurgia e vai diminuindo gradativamente.
Quando os resultados podem ser observados?
Os resultados definitivos da blefaroplastia podem ser observados após o 3º mês do procedimento. Ainda assim, depois das três primeiras semanas da cirurgia, o paciente pode notar a melhora no aspecto da pele.
Existe uma idade ideal para realizar a blefaroplastia?
A cirurgia das pálpebras pode ser indicada em casos de pacientes que sofrem com a flacidez e o aparecimento de bolsas de gordura abaixo dos olhos. Normalmente estes sinais surgem com o envelhecimento natural da pele, a partir dos 40 anos. Desta forma, não existe uma idade adequada. Assim que houver incômodos nessa região todos podem verificar a necessidade de um procedimento cirúrgico. Podemos indicar alternativas não cirúrgicas para o tratamento em alguns casos
Há contraindicações para a cirurgia das pálpebras?
Pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca devem procurar uma avaliação médica antes de realizarem a blefaroplastia.
Para pessoas que possuem problemas de visão, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo, não há contraindicações.
Quais as dicas para recuperação da cirurgia?
Alguns cuidados são importantes e fazem a diferença no período de recuperação. Além de poder usar compressas frias sobre a região dos olhos para diminuir o inchaço, o paciente deve estar atento a:
– Dormir de barriga para cima, mantendo a cabeça um pouco mais elevada que o corpo.
– Não usar maquiagem nos olhos.
– Usar óculos escuros ao entrar em contato com o sol para proteger a região dos raios solares. Assim como utilizar protetor solar.